sábado, 18 de setembro de 2010

O que fazer com sobras de madeira de construção?

Este banco foi construído a partir de sobras de tábuas e caibros de construção. Trata-se de um modelo simples, prático e robusto que será utilizado para descanso e como bancada para as atividades de jardinagem da minha esposa. Neste ultimo caso, construí um pequeno banquinho (mais baixo) e que faz parte do conjunto.

Como a madeira sofreu demasiado destrato por conta do seu uso em obra (caldo de cimento, areia e etc), a sua recuperação com o uso de lixa e thinner não foi total, ficaram ainda marcas e manchas. Pretendo tratar os bancos com demãos de verniz brilhante (uso externo), posteriormente colocarei as fotos do resultado final.

3 comentários:

  1. Ola Guto,amei seu blog e voltarei sempre para visita-lo mas agora preciso da sua ajuda, estou preparando um home para minha sala com madeira de construção, ja lixei quase todo cimento das tabuas e gostaria de ideia ppara a madeira ficar o mais proximo possivel do q ela esta agora, como é para ambiente interno eu não gostaria de verniz, se for o caso no maximo um sem cor e brilho. O que vc me sugere??
    Ah, moro na Vila Yolanda tbm em Osasco.
    Help....Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por visitar o Blog Lazer na Madeira!

    A dica abaixo eu obtive de um site de hobby de marcenaria que participo (dica do Renato), particularmente eu ainda não executei mas o resultado parece sensacional:

    “Você lixa a madeira com uma 220 para o acabamento fino, ao terminar passe uma estopa para tirar todo o pó, em seguida passe uma demão de seladora e deixe secar bem.

    Depois de seco passe uma lixa 320 ou para tirar o excesso de seladora e marcas de pincel, passe novamente a estopa para tirar o pó e mais uma demão de seladora e deixe secar bem.
    Lixe novamente, limpe muito bem com a estopa.

    Para encerar você vai precisar de dois pedaços de estopa e uma cera para madeira.
    Começe pela parte interna da peça, passe a cera com a estopa em toda a area e logo em seguida para a estopa limpa para tirar o excesso de cera e para dar brilho.

    Esta técnica pode ser utilizada em portas, corrimâo, peças de madeira bruta, etc.”

    Envie para mim o seu e-mail que eu lhe encaminho uma foto acabada do trabalho utilizando essa técnica.

    Abraços.

    Guto

    ResponderExcluir
  3. Maravilha, farei assim então, terminado enviarei fotos.
    Muito obrigada.
    jaquemelo67@hotmail.com.

    ResponderExcluir