As Aventuras de Pinóquio

Le Avventure Di Pinocchio

Um clássico da literatura infantil, Pinóquio de Carlo Collodi foi inicialmente publicado em 26 capítulos de julho de 1881 à janeiro de 1883 no Giornale dei Bambini. A estória narra as  aventuras de um boneco de madeira feito por um velhinho de nome Gepeto, um homem pobre e que fazia brinquedos de madeira em sua oficina de carpinteiro. Foi numa noite que terminou de fazer o boneco de madeira. Seus braços e pernas pareciam de verdade e Gepeto amarrou uma corda no boneco para fazê-lo andar de lá para cá. A madeira, porém, era mágica, de modo que, depois de pronto, o boneco começa a se mexer e agir como um menino de carne e osso. Também são protagonistas dessa façanha de dar vida a madeira a Fada Azul e o Grilo Falante.

Como tantos outros meninos, Pinóquio é desobediente e não dá atenção aos conselhos dos mais velhos. Prefere brincar a ir à escola, conta mentiras mas é dono de uma postura ingênua demonstrando ter  “bom coração”. Também é de Pinóquio a conhecida imagem do nariz crescer quando conta-se uma mentira. O fato é que essa peculiaridade do garoto de madeira, é conhecida até hoje, mesmo por aqueles que não tiveram acesso ao texto.

Outra curiosidade é que nesse mês de julho de 2011, Florença, a “cidade do Pinóquio”, festejou os 130 anos desse boneco italiano que é motivo de orgulho para toda a cidade.  Pinocchio, no original, é uma palavra típica da região da Toscana e significa pinhão, em italiano seria “seme comestibile dei pini” (semente comestível dos pinheiros), portanto, ligado à madeira, material de que foi feito o boneco.

Em viagem recente para a Itália, chamou-me a atenção a numerosa aparição desse fantástico boneco. Camisetas, chaveiros, brinquedos e souvenirs de todas as espécies existem representando o “menino” de madeira.

Um momento mágico foi encontrar Pinóquio na cidade de Roma na loja Bartolucci (Via dei Pastini, 98). Uma fantástica loja que vende objetos de madeira a aproximadamente 30 anos e cujas primeiras criações tiveram início em uma pequena oficina de porão de casa. Quero dedicar essa página a esse boneco que encantou a minha infância e que hoje, anos depois, maravilhou-me novamente quando o reencontrei em sua terra natal.

Saibam mais sobre o Pinóquio nos links abaixo, aliás, de onde retirei e consolidei boa parte das informações para a elaboração desse artigo:

Artigo Pinóquio Universal - POR ANDRÉIA GUERINI - Professora de Literatura da UFSC
http://www.bartolucci.com/EN/Home.html

A História de Pinóquio
http://profeanaclaudiacamargo.blogspot.com/

Pinóquio, personagem da Toscana faz 30 anos
http://wp.clicrbs.com.br/viagem/2011/08/02/pinoquio-personagem-da-toscana-faz-130-anos/?topo=77,2,18

Loja Bartolucci