O quarto de bagunça estava intransitável. Materiais de jardinagem, escadas, sobra de materiais elétricos e hidráulicos, tudo colocado em caixas e no chão, isso sem falar do rastelo na parede, máquina WAP, cortador de grama e etc. Hora de colocar ordem na casa e organizar o espaço.
Para este trabalho foram compradas 11 tábuas de pinus (pranchas de 3m cada por 30cm de largura), 4 barras de sarrafos de 3m de 5 x 2 cm, parafusos de 38mm e 50mm e buchas. O pinus foi escolhido pelo custo x benefício e também pelo fato de tratar-se de madeira renovável e ecologicamente correta.
Vale lembrar que o pinus foi muito rejeitado no passado mas, atualmente, numa verdadeira batalha para sobrevivência do planeta, esta madeira acabou por ganhar força de uso. Para quem não conhece veja ao lado imagem da árvore pinus.
Por tratar-se de uso interno e por precaução, utilizei para acabamento o “verniz stain”, hoje produzido pelos diversos fabricantes e com nomes diferentes como por exemplo: Verniz Stain Impregnante da Suvinil; Polistein da Sayerlack; Coralstein, da Tintas Coral e Osmocolor Stain, da Montana.
A opção Verniz Stain Impregnante da Suvinil protege a madeira contra fungos, raios solares (que não é o caso) e impermeabiliza contra água. O acabamento realça os veios naturais da madeira e aproveitei para escolher a tonalidade mogno. Veremos as diversas fases da construção e acabamento.
Diferente dos vernizes tradicionais, a proposta deste Verniz de Alta Performance é especialmente penetrar na madeira, evitando rachaduras, trincas e a formação de bolhas no acabamento. Sua formulação é menos viscosa. Fornece ação selante e acabamento ao mesmo tempo.
O encerramento do trabalho ocorreu após três mãos do verniz stain que foram realizadas em dois finais de semana distintos. Na montagem das prateleiras os sarrafos foram parafusados tanto na madeira quanto na parede dando firmeza a estrutura da estante. O corte no tamanho correto também foi indispensável para o travamento geral do móvel que ficou apto a suportar materiais mais pesados.
Outro detalhe importante do travamento foi que as ultimas prateleiras (parte de baixo) foram parafusadas nas duas colunas verticais. As demais prateleiras somente foram encaixadas na estrutura.
Finalizada a montagem, hora de devolver todas as coisas agora no seu devido lugar. A distribuição foi feita de acordo com o projeto idealizado, espaços para as peças grades como escadas e etc já haviam sido deixados propositadamente.
Também fiz uso de algumas barricas de textura para ajudar na organização, principalmente de peças de materiais elétricos e hidráulicos e da parte de jardinagem para armazenar os formicidas e fertilizantes.
Enfim pronto, que diferença hein?
Enfim pronto, que diferença hein?