quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

The Workbench Book

“The Workbench Book”, é o livro de Scott Landis que conta a história das bancadas de trabalho.  O livro traz um excelente texto e uma coleção sensacional de fotos históricas obtidas através de um dedicado trabalho de pesquisa envolvendo museus, empresas, escolas e etc. Centenas de pessoas de diferentes países contribuíram com materiais diversos para esse livro.

Na introdução do livro Scott pergunta: “Por que um livro sobre bancadas de trabalho?”

“Bancada é a ferramenta base do trabalho com madeira, apesar das suas diferentes formas, talvez seja a única ferramenta comum para todos os diferentes tipos de artes. Do artesão do interior ao moderno marceneiro fabricante de gabinetes dos centros urbanos. As prateleiras estão lotadas de livros sobre mobílias, mas nenhum traz mais do que uma rápida passagem sobre as bancadas. A bancada de trabalho, é para o marceneiro, o que um instrumento é para um virtuoso músico, na mão de um mestre a bancada de trabalho pode produzir brilhantes trabalhos.

A bancada de trabalho é uma recordação (real ou imaginária) de um tempo em que o homem era medido, de acordo com mercador John Wanamaker, pelo prumo da honra, nível de confiança, integridade, educação cortesia e reciprocidade.”

Quando possível, irei postar aqui no Blog Lazer na Madeira, partes resumidas desse livro para que possamos ter arquivado, esse maravilhoso trabalho. Utilizem a seleção da categoria The Workbench Book para visualizar e ler somente esse assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário