Temos que estar atentos as oportunidades de reaproveitamento de materiais, principalmente quando falamos de madeira. “As árvores crescem em média cerca de 12 cm por ano, assim a madeira é um produto gerado de forma lenta, num processo que em geral dura dezenas ou centenas de anos.
A madeira é um material produzido a partir do tecido formado pelas plantas lenhosas com funções de sustentação mecânica. Sendo um material naturalmente resistente e relativamente leve, é frequentemente utilizado para fins estruturais e de sustentação de construções. É um material orgânico, sólido, de composição complexa...” (Wikipédia).
Recentemente recebi três cadeiras de piscina que estavam com as estruturas quebrada e a madeira ressecada pelo excesso de sol e falta de manutenção. A minha primeira providência foi desmontar a estrutura e separar as madeiras e rodas para reaproveitamento. As peças maiores foram cortadas de acordo com as possibilidades de reaproveitamento. Também foi feita uma limpeza com pano da madeira e um tratamento rápido com uma aplicação de óleo de linhaça para hidratação.
Pretendo utilizar esse material na confecção de cachepôs e suportes para vasos e jardineiras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário