quarta-feira, 18 de maio de 2011

Reaproveitamento de Madeira

Temos que estar atentos as oportunidades de reaproveitamento de materiais, principalmente quando falamos de madeira. “As árvores crescem em média cerca de 12 cm por ano, assim a madeira é um produto gerado de forma lenta, num processo que em geral dura dezenas ou centenas de anos. 

A madeira é um material produzido a partir do tecido formado pelas plantas lenhosas com funções de sustentação mecânica. Sendo um material naturalmente resistente e relativamente leve, é frequentemente utilizado para fins estruturais e de sustentação de construções. É um material orgânico, sólido, de composição complexa...” (Wikipédia).

Recentemente recebi três cadeiras de piscina que estavam com as estruturas quebrada e a madeira ressecada pelo excesso de sol e falta de manutenção. A minha primeira providência foi desmontar a estrutura e separar as madeiras e rodas para reaproveitamento. As peças maiores foram cortadas de acordo com as possibilidades de reaproveitamento. Também foi feita uma limpeza com pano da madeira e um tratamento rápido com uma aplicação de óleo de linhaça para hidratação.

Pretendo utilizar esse material na confecção de cachepôs e suportes para vasos e jardineiras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário