terça-feira, 4 de outubro de 2011

Jardineira – Sobras de Piso de Madeira

Essa jardineira foi recentemente construída com sobras de piso de madeira. O acabamento que aparece em preto é uma mão de vedacit utilizada com os seguintes objetivos: Impermeabilizar o madeiramento mais próximo ao piso, parte inferior da jardineira (interna e externa) e transmitir a aparência de um acabamento estilo suporte de ferro, destacado do conjunto.

O madeiramento foi tratado com uma primeira demão de verniz, óleo de linhaça e novamente uma ultima demão de verniz para garantir a exposição total ao tempo e as suas variáveis (calor, frio e chuva). O resultado é essa charmosa jardineira de madeira, uma idéia simples aproveitando-se materiais descartados em caçamba.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Loja de Brinquedos Bartolucci

Em viagem a Itália, cidade de Roma, encontrei uma loja chamada Bartolucci (Via dei Pastini, 98). Um lugar fantástico e que vende objetos e brinquedos de madeira a aproximadamente 30 anos.

A empresa foi criada em 1981 com base numa idéia de Francesco Bartolucci, filho de Matteo. As primeiras criações foram elaboradas na pequena oficina no porão de sua casa. As produções foram vendidas em feiras e mercados locais das regiões da Romagna. Os resultados positivos e o fato dos clientes apreciarem os produtos tiveram um efeito motivador.

Nos anos seguintes, a atividade se expande para mercados importantes na Lombardia, Veneto, Piemonte, Toscana e Umbria, até as primeiras exportações no exterior. Neste período, a empresa é atribuída a qualificação do artesanato artístico.

Vale a pena entrar e navegar no site (http://www.bartolucci.com/EN/Home.html). Mas nada se compara a emoção de entrar fisicamente nessa maravilhosa loja de brinquedos.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Suporte para Vasos

Na construção desses novos suportes para vasos foram utilizadas as madeiras reaproveitadas de cadeiras de piscina que estavam sendo descartadas (vide artigo Reaproveitamento de Madeira).

Antes do verniz o tratamento da madeira, que estava muito ressecada, foi feito com óleo de linhaça. A idéia é aumentar a durabilidade de madeira no tempo.


sexta-feira, 24 de junho de 2011

Tela para Proteção de Jardineira

Os sarrafos de estrado de uma velha cama que haviam sido guardados serviram para a confecção dessa moldura de tela para proteção da jardineira. A idéia foi criar uma proteção ao vento que é canalizado no corredor, ao final do qual,  a jardineira encontra-se exposta.

O jardineira hoje tem a função de abrigar pequenas plantas recém germinadas ou manter isolados os replantios jovens até ficarem saudáveis.




quarta-feira, 18 de maio de 2011

Suporte Serra Tico-Tico

Para ajudar no manuseio da serra tico-tico, adquiri e instalei sobre uma pequena bancada improvisada um suporte fabricado pela Kerbus Equipamentos. A expectativa é avaliar se esse recurso pode proporcionar maior facilidade e comodidade no trato com as madeiras. O novo equipamento esta em avaliação. 

Mais detalhes visitem o site: http://www.kerbus.com.br/industria.htm

Suporte para Tomada e Interruptor

Para facilitar a adaptação e uso de equipamentos (serra tico-tico, furadeira e etc) construí e adaptei na bancada um pequeno suporte de tomada e interruptor.


Reaproveitamento de Madeira

Temos que estar atentos as oportunidades de reaproveitamento de materiais, principalmente quando falamos de madeira. “As árvores crescem em média cerca de 12 cm por ano, assim a madeira é um produto gerado de forma lenta, num processo que em geral dura dezenas ou centenas de anos. 

A madeira é um material produzido a partir do tecido formado pelas plantas lenhosas com funções de sustentação mecânica. Sendo um material naturalmente resistente e relativamente leve, é frequentemente utilizado para fins estruturais e de sustentação de construções. É um material orgânico, sólido, de composição complexa...” (Wikipédia).

Recentemente recebi três cadeiras de piscina que estavam com as estruturas quebrada e a madeira ressecada pelo excesso de sol e falta de manutenção. A minha primeira providência foi desmontar a estrutura e separar as madeiras e rodas para reaproveitamento. As peças maiores foram cortadas de acordo com as possibilidades de reaproveitamento. Também foi feita uma limpeza com pano da madeira e um tratamento rápido com uma aplicação de óleo de linhaça para hidratação.

Pretendo utilizar esse material na confecção de cachepôs e suportes para vasos e jardineiras.


Espátula para Lixar e Passar Cola

A partir de uma ponta de formão que havia sido quebrada, colada em uma haste de madeira, foi improvisada essa pequena espátula para lixar e passar cola.

A fixação foi com a mesma cola utilizada na postagem “Restaurando uma Chave de Fenda”, cola Poxipol transparente.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Restaurando uma Chave de Fenda


Quebrou o cabo da sua melhor chave de fenda, e agora?

Recentemente restaurei a minha melhor chave de fenda utilizando um cabo de madeira que pertencia um firmino que havia quebrado (ferramenta de jardinagem para retirar ervas daninhas da grama). Para o trabalho utilizei a cola transparente Poxipol 10 minutos,  um excelente adesivo com características de solda metálica (solda vidro, borracha, concreto, louça, todo tipo de metais, madeira, etc.).

A única dica é, após a secagem do adesivo lixar o excesso com uma pequena lima para dar o acabamento, no mais, mãos a obra para restaurar suas ferramentas.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Bigorna Improvisada

Originalmente a bigorna é um bloco maciço de ferro fundido, bem resistente a golpes, com duas pontas, sendo uma rombuda e outra mais pontiaguda, com uma plataforma plana na parte superior e uma densa base de ferro fundido suportada por uma base dupla cônica invertida extremamente forte e bem larga em sua pontas, a fim de suportar os golpes do ferreiro.

Estou Improvisando uma solução bem simples composta por uma plataforma superior de ferro denso, no caso uma base de ferro de passar roupas que estava quebrado, adaptado sobre uma base de madeira maciça que encontrei (provavelmente peroba). As funcionalidades são bem mais restritas do que a bigorna original mas irá permitir a execução de atividades que exigem uma base sólida como desempenar ferramentas, desamassar pregos e etc.

Para garantir firmeza a base de madeira esta sendo talhada para o perfeito encaixe da plataforma de ferro. Fica por enquanto a idéia, assim que estiver pronta eu postarei uma foto com o resultado final.

Bancada para Pintura Improvisada

Aproveitei a base de ferro da tábua de passar roupas recentemente substituída para construir um bancada improvisada. A bancada não possui estrutura para receber impactos mas atende bem o quesito de servir de apoio para pintura e outras  atividades que requerem uma plataforma de trabalho com esta finalidade. A prancha colocada foi uma velha tábua de pinus envernizada.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Cinzeiro ou Lixeira

Em viagem recente ao Uruguai, cidade de Colônia Del Sacramento, tirei essa foto que parece um possível cinzeiro colocado ao pé da mesa. Todas as mesas dispostas na calçada do bar/restaurante possuíam esse apetrecho ao lado.

Idéia curiosa e interessante que, ao menos, ajuda e muito a manter o ambiente sempre limpo.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

The Workbench Book - Introdução

De acordo com Scott Landis esse livro foi inspirado em um negócio que não deu certo. Ele foi sócio em uma empresa de construção de bancada de marceneiros em Toronto, Ontario - Canada, ha anos atrás. Esperara prosperar mas não teve sucesso. Em uma das exposições que fez das bancadas ouviu uma mulher dizer o seguinte para o seu marido: Você pode construir uma também, é muito caro. É apenas madeira. E o casal retornou com uma trena para verificar as dimensões da bancada e avaliar o mecanismo do tornilho.

A conclusão foi que, como a bancada é semelhante a uma mobília e é construida de madeira, o marceneiro sabe que pode, ele mesmo, construir a ferramenta. E mais, a maioria sente a obrigação de fazer isso. Esse sentimento esta enraizado em tradição secular européia.

Scott iniciou sua pesquisa do livro observando as bancadas - velhas, novas, grandes e pequenas, bem elaboradas e simples. As bancadas encontradas eram por vezes únicas.  Viajou o Canada, norte da California e a Grã Bretanha para entrevistar os construtores de bancadas e os usuários fotografando tudo.

Não sendo este livro a ultima palavra no assunto ou certamente a primeira, possui a expectativa de inspirar e despertar interesse na apreciação das bancadas de trabalho. Caso você esteja interessado em construir uma bancada e irá, Scott encoraja-o a olhar o seu livro e disfrutá-lo. Caso já tenha uma bancada, irá encontrar mais acessórios e maneiras de aprimorá-la, finalmente, caso não tenha interesse em construir uma, divirta-se com as estórias como ele o fez.

Também mantenha em mente que uma bancada deve ser adaptada e moldada a quem irá utilizá-la. Uma bancada necessita ser construida para sempre. Ela poderá ser modificada, vendida ou dada a um colega. Assim, como as suas necessidades mudam, a bancada também muda.

Finalmente, lembre-se que uma boa bancada de trabalho não fará de você melhor trabalhador, mas com certeza ajudará.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Bancada Improvisada

A minha bancada definitiva ainda esta nos planos, será um projeto que eu irei realizar e que ainda falta amadurecer a idéia.

Para o momento, faço um uso improvisado de uma banco que ficou na obra e que eu tratei de reforçar para servir de bancada de trabalho.

Detalhe importante, até o presente momento, todas os trabalhos apresentados aqui nesse blog foram realizados graças a este improviso. Será que o improviso não se tornará definitivo?

Imagino que este banco jamais será descartado, ele é muito prático e sempre haverá algum trabalho que o exigirá, disso tenho certeza.

Novos Suportes para Vasos

Estes novos suportes para vasos foram criados em madeira de compensado. Nada proposital, ocorreu que as madeiras estavam sendo descartadas por um vizinho e eu resolvi aproveitá-las.

Para conservar o compensado no tempo passei uma mão bem caprichada de neutrol para impermeabilizar. Na sequência, duas mãos de tinta esmalte acrílico fosco na cor safári.

Resta agora colocar em uso e observar por quanto tempo este compensado tratado dessa forma irá durar.

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Quadro de Ferramentas para Jardinagem

Onde entra a madeira nessa idéia?

Este quadro de ferramentas para jardinagem foi montado sob uma base de metal. Aquele quadro de metal fino utilizado para fixar fotos, no caso era o painel de fotos da minha filha que eu aproveitei.

Para reforçar o quadro e permitir que as ferramentas pesadas de jardinagem ficassem bem instaladas, no verso do metal foram colocadas reguas de compensado de 7cm por aproximadamente 1,3cm de espessura. No caso, os parafusos ao transpassarem o metal encontram a resistência da madeira.

Da esquerda para direita o quadro foi montado com as seguintes ferramentas: tesoura de poda, escova de aço para limpeza das ferramentas, conjunto de pás e garfos, alicate de poda, firmino e serra de arco para fazer as vezes do serrote de poda.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Suporte para Vasos

Esse suporte para vasos com diâmetro de 30cm foi construído em madeira pinus, sarrafos de 5cm x 2cm. As rodainas da marca Aliança dão robustês ao acessório permitindo suportar vasos com peso superior a 100kg.

A parte superior da madeira foi envernizada e a parte inferior (preta) recebeu acabamento de impermeabilizante Neutrol.