domingo, 3 de novembro de 2013

Quadro para Orquídeas

O desafio agora foi elaborar um quadro para orquídeas utilizando cabos de vassoura..

A ideia foi baseada nos quadros de bambú, como esse a esquerda, obtido na internet. Com alguma paciência e criatividade os velhos cabos deram origem a um substituto à altura.

O acabamento de madeira envelhecida em fiz misturando verniz, óleo de linhaça e impermeabilizante neutrol.

Assim que plantar as orquídeas postarei nova foto.

Orquídea no Quadro de Madeira

Segue mais uma foto da orquídea florindo no quadro de madeira.

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Caramanchão

Um trabalho de madeira, interagindo com a natureza e valorizando o paisagismo de qualquer grande jardim é o caramanchão.

Trata-se de um pergolado (vigas dispostas paralelamente apoiadas ou ligadas) que, quando utilizado no jardim, possui a utilidade de servir de suporte para o crescimento de vegetação (normalmente trepadeiras e eras). Dependendo da estrutura do caramanchão, esse também pode fornecer um excelente espaço para descanso e abrigo de sol e chuva. Dentre as principais madeiras utilizadas estão a Itaúba, Cumarú e Garapeira, visto serem resistentes ao tempo.



segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Quadros para Orquídeas

Encontrei um caixote de frutas que me deu uma excelente ideia, a montagem desses quadros para orquídeas. Observem que os quadros menores são justamente as laterais do caixote destacadas, sem nenhum trabalho de montagem.
 
Tive apenas a mão de obra de envernizar a madeira. Assim que eu concluir a montagem com as plantas postarei uma foto.


domingo, 29 de setembro de 2013

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Madeira e Planta

Combinação perfeita, madeira e planta. A nossa orquídea floriu novamente e agora em pleno final de inverno. Impossível deixar de dividir com todos!

Jardineira em Chamberry

Sempre atento aos trabalhos criativos, para compartilhar com vocês, encontrei essas jardineiras suspensas em um charmoso restaurante  nas proximidades de Chamberry na França.


segunda-feira, 22 de julho de 2013

Quadro para Orquídeas

Mais um quadro concluído!

Dessa vez um quadro único para acomodar um exemplar bem diferente de orquídea que,  por um bom tempo, decorou nossa sala.


Agora essa planta acabou de ganhar um novo espaço ao ar livre onde, quem sabe, terá a oportunidade de novamente dar belas flores.

Cinzeiro de Hotel

Esse maravilhoso cinzeiro encontrei em um dos corredores do Hotel Corinthia na cidade de Budapeste.

Um excelente hotel cinco estrelas do leste europeu.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Dormentes de Ferrovias

Dormentes são peças geralmente em madeira, podendo também ser em metal ou concreto, colocadas transversalmente à via férrea e sobre os quais os trilhos são assentados e fixados.

Com a reforma das malhas ferroviárias no país, os dormentes de madeira, após terem passado pelo seu período de vida útil (aproximadamente 15 anos de acordo com a NBR 7511),  tem tido reaproveitamento na construção civil como um excelente elemento para decoração de ambiente, batentes, móveis rústicos, mourões e outras inúmeras aplicações.

Tratam-se de peças de madeira maciça, normalmente madeira de lei, com tamanho máximo de até 2,80m. Hoje o mercado de reposição de peças de dormentes já trabalha com o eucalipto, que tem apresentado boa resistência a esmagamento e maior absorção de impacto, garantindo durabilidade e segurança a ferrovia.

Vejam esse exemplo de utilização de dormentes como elemento decorativo. Com a função de integrar o muro ao paisagismo, essa proposta de decoração imprimi um ar moderno e ao mesmo tempo rústico.

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Banco de Madeira

Essa solução de banco improvisada foi feita a partir do corte de um tronco de madeira. Os pés foram adaptados de forma bem rustica para atender a necessidade primária, sentar no final da tarde para jogar um truco. Esse banco encontra-se na sede da Destilaria de Cachaça Bassi em Santa Mariana no Paraná.

Tóneis para Reserva Pessoal

Para o apreciador que deseja ter em casa um tonel de carvalho, pode ser encontrado no comércio pequenos barrris para que o apreciado destilado possa respousar e ganhar um destaque no seu sabor.

terça-feira, 12 de março de 2013

Cachepo para o Lírio da Paz



Esse cachepo para o Lírio da Paz é o meu trabalho mais recente. Para o acabamento, após lixado, optei por passar apenas duas mãos de óleo de linhaça, dessa forma, quando a aparência estiver prejudicada, utilizarei desse recurso para renovar o visual. O óleo possui a característica de ser penetrante e impermeabilizante.

Existem óleos superiores ao de linhaça para acabamento. Os acabamentos em óleo dinamarquês ou de tungue, por exemplo, permitem uma finalização superior, porém, são difíceis de encontrar e o custo é mais alto.

quinta-feira, 7 de março de 2013

A Arte dos Tanoeiros

"Tanoeiro ou toneleiro é um artesão dedicado ao fabrico de barris, pipas ou tonéis para embalar, conservar e transportar mercadorias, principalmente líquidos" (Wikipédia)."

"A fabricação de um barril, por exemplo, envolve uma série de procedimentos altamente técnicos que passam de geração para geração. Eles combinam habilidade e um olho de especialista com o uso de ferramentas antigas. Depois de ser cortada, a madeira tem que ser secada ao ar livre por um mínimo de três anos, até secar a seiva e eliminar a amargura da madeira. Depois deste período longo, a madeira é formada em ripas. O trabalho do tanoeiro começa então.

Os aros de metal são vestidos nas ripas de madeira. As ripas são umedecidas regularmente. O calor do fogo as faz flexíveis e emite o cheiro de frescor como se estivesse assando pão (a intensidade do processo ardente tem uma grande influência no aroma da bebida descansada no tonel).

Durante o aquecimento, um arame é colocado ao redor da base do barril é apertado para reunir os aduela progressivamente e os une finalmente sem necessidade por cola ou pregos. Uma vez os toques finais terminando são completados. O barril é passado por um teste. É vertida água fervente no barril novo para ter certeza não há nenhum vazamento.


Há mais de 250 tipos de carvalho conhecido no mundo inteiro, mas só poucos deles são escolhidos na fabricação de Tonéis. O carvalho da Europa mais utilizado no Brasil é o Quercus originário da França onde tem a região geográfica que tem a quantidade maior deste tipo de bosques. A madeira destes carvalhos tem uma semente muito dura, com crescimento bem demorado, denso e resistente. É uma árvore de vida longa que pode ultrapassar mil de anos." (http://www.barril.com.br/fabricacao.php)"

As fotos aqui postadas foram tiradas na sede da Destilaria de Cachaça Bassi na fazenda Laranjinha em Santa Mariana, a meio caminho entre Londrina e Ourinhos. Os tonéis maiores são de madeira amendoim que não confere cor a bebida, já os pequenos barrís, são de carvalho e conferem sabor e aroma marcadamente amadeirado na cachaça.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Coruja no Cercado

Nesse ultimo sábado, pela manhã, registrei o aparecimento desse belo exemplar de Coruja-buraqueira (Athene cunicularia), aqui no pequeno cercado novo que fiz no quintal.

Ela estava repousando embaixo do vaso de capim citronela e não teve medo de pousar para a foto...rsrsrs Eu já havia dito no post anterior que esse cercado estava com ar de fazendo mas agora não tenho mais dúvidas.

Segundo revisão mais recentes encontram-se em todo o mundo cerca de 212 espécies ou tipos de corujas que ocupam todos os continentes, com exceção da Antártida. Desse total, 24 espécies foram registradas no Brasil.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Acabamento de Banco com Cera

 Essa dica abaixo é de um membro da lista “marcenariahobby” chamado Renato. Na ocasião, ele mandou essas fotos do trabalho acabado que ficou sensacional. Eu guardei a dica e, apesar de ainda não ter tido a oportunidade de exercitá-la, quero  dividir com vocês.

Ai vão as fotos e a dica:

"Você lixa a madeira com uma lixa 220 para o acabamento fino, ao terminar passe uma estopa para tirar todo o pó, em seguida, passe uma demão de seladora e deixe secar bem.

Depois de seco passe uma lixa 320 para tirar o excesso de seladora e marcas de pincel, passe novamente a estopa para tirar o pó e mais uma demão de seladora e deixe secar bem.

Lixe novamente, limpe muito bem com a estopa.

Para encerar você vai precisar de dois pedaços de estopa e uma cera para madeira. Comece pela parte interna da peça, passe a cera com a estopa em toda a área e logo em seguida para a estopa limpa para tirar o excesso de cera e para dar brilho.

Esta técnica pode ser utilizada em portas, corrimão, peças de madeira bruta, etc.”



Impossível não postar  uma foto dessa orquídea que, anualmente, nos contempla com essas maravilhosas flores.
Essa é a ultima jardineira construída e agora em uso. A planta utilizada chama-se Onze Horas e é nativa da América do Sul, possuindo uma diversidade de cores.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Cercado para a Horta

Recentemente decidimos utilizar um pequeno espaço da casa para dedicar a uma horta. O desafio foi isolar o espaço do Billy, nosso cão Maltês que já estava ganhando o território.
Então mãos a obra, comprei algumas ripas de cedrinho, parafusos e idealizei essa pequena cerca de isolamento.Também definimos por deixar a cerca na cor original. Apesar do branco ser mais atrativo e se destacar melhor no verde, a cor clara, com o tempo, necessita de maior manutenção.
O acabamento sera uma boa mão de óleo de linhaça, deixar secar bem, e posterior mão de verniz.
O impressionante foi o ar campestre que ganhamos e que faz lembrar uma cerca das grandes fazendas, aprovado!